Saturday, May 9, 2015

Uma heroína

Acho que só o coração de uma mãe consegue abrigar tantos sentimentos contraditórios. Ao mesmo tempo protege, corrige e afaga. Dá um abraço largo, para logo depois levantar o dedo e sentar-lhe uma bela lição. Pode até gritar de vez em quando, mas não sem depois distribuir "eu te amos".

Talvez "mãe" seja a única pessoa nesse mundo que pode falar coisas duras conosco que não nos ofendemos e "esquecemos" quase que de imediato. Não ligamos porque sabemos que ela é também a única que não dorme em paz se não chegarmos na hora marcada. E que é capaz de mandar mil mensagens enquanto você está em aula ou no trabalho, só pela certeza de ler a resposta: "Estou bem mãe. Não precisa se preocupar." 

Tive, e tenho, o privilégio de ser criado por uma mãe muito especial. Uma que de uma situação de muitas dificuldades, se fez vencedora. "Pagava a conta do telefone num mês, e a mensalidade da faculdade no outro. E assim levei.", ela me confessou um dia.

E levou mesmo. Talvez nem ela se dê conta do quanto isso ficou no seu subconsciente.  E acho que inconscientemente, conseguiu nos transmitir muito bem esse desejo por aprender. Hoje estou aqui, longe dela mais uma vez. E a distância traz muitas saudades. Na minha estante, tem um livro de filosofia, um livro de cálculo, um livro de teologia e alguns artigos sobre engenharia. Tem ainda os rascunhos que estou escrevendo, minha calculadora e as anotações da minha pesquisa. Ah, e é claro. Está ali também a minha bíblia. E eu fico aqui, revirando essas paginas, e pensando se ela tem noção de que as tardes que passávamos na mesa da sala, com ela me ajudando com o "dever de casa", foram a coisa mais importante para me fazer quem sou. Não foi só importante: foi crucial.

Eu não seria metade do que sou sem minha mãe (deixo a outra metade para meu pai). Por isso sou grato por cada correção, cada conselho, cada "puxão" de orelha. Estarão sempre guardadas em mim suas três grandes lições: 

1 - Sempre confie em Deus;
2 - Sempre ame e tenha um bom relacionamento com seus irmãos;
3 - Seja humilde e respeitoso para com todas as pessoas.

Ela será pra sempre minha heroína, personagem quase mítica no meu imaginário. Aquela que não apenas foi instrumento para me dar a vida, mas também me ensinou a caminhar por ela.

Que caminhemos juntos ainda por longos e duradouros anos. 
Eu te amo dona Rita. Feliz dia das mães. 








No comments:

Post a Comment